resenha do filme tempos modernos
Chaplin com sua comedia insinua a alienação do trabalho nas fabricas, na época da Revolução Industrial, os operários sempre tendo que produzir cada vez mais e uma carga horária de trabalho exaustiva tendo que fazer o mesmo movimento diversas vezes e a pressão de seus supervisores os vigiando o tempo todo por câmeras escondidas onde não se pode ter nenhum tempo para um descanso causando um dano físico e psicológico, evidenciando que a velocidade da maquina não se pode ser a velocidade do homem. Se algo saísse do comum a fabrica toda se prejudicaria.
Quando vemos o homem sendo engolido pela maquina é uma reflexão do quanto o homem se moldou para conseguir manusear o objeto de trabalho e o quanto estava curvado para servir a maquina e a insatisfação de seus patrões em troca de um salário pequeno, onde o salário que ganhavam no mês não conseguiria comprar o produto produzido por eles mesmo.
Vemos no filme as greves por melhores condições de trabalho e melhores salários e o quanto as pessoas eram pressas por tentarem lutar por direitos. Uma cena que impacta bastante e que se passa muito rápido é quando o ator Charlie Chaplin será liberto da cadeia e pergunto ao policial se não poderia ficar mais tempo, pois gostava de morar ali e diz que sua vida é boa. Quando vemos esta cena conseguimos ter noção de como era ruim a vida nas ruas na época da crise de 29 onde grande parte da população ficou desempregada, não se tinha um teto para morar e nem comida para se sobreviver, e lá dentro da cadeia teria esta segurança onde não encontrava fora de lá.
Fica bastante explicito a desigualdade perante a sociedade