Resenha do filme Sempre Amigos
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
NÚCLEO DE FORMAÇÃO DOCENTE
PEDAGOGIA
GEORGIA JAMILA
HÉLLEN OLIVEIRA
Questões sobre o filme: SEMPRE AMIGOS Dir. Peter Chelsom
Caruaru - Pernambuco
Enquanto futuros pedagogos temos a difícil tarefa de fazer nossos alunos compreenderem e refletirem sobre a importância da inclusão. No filme percebemos o quanto é necessário se colocar em prática tudo o que temos aprendido sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais, ensinando nossos alunos a olhar a diferença sem perder a dimensão da igualdade. Enquanto educadores precisamos ter a consciência de que mesmo sendo fundamental tratar nosso aluno com necessidades especiais com igualdade, é imprescindível dar as condições adequadas para que ele possa se desenvolver mesmo com suas limitações. Podemos fazer isso através de dinâmicas de socialização em ambientes onde os alunos possam interagir sentindo-se capazes de realizar as atividades propostas de acordo com as suas especificidades, através de músicas, jogos, brincadeiras, livros, tudo que possa contribuir para que o aluno tenha uma aprendizagem mais significativa.
Enquanto profissionais docentes, podemos afirmar a prática da solidariedade na medida em que vamos além da mera transmissão do conhecimento, e passamos a abranger a formação integral do aluno, inserindo-o no contexto social em que vive. Precisamos formar nossos alunos na direção humanitária, para a prática do voluntariado, formar cidadãos abertos ao convívio social. Alunos compromissados com o momento em que vivem, capazes de debater as causas sociais de forma consciente.
No filme o principal mecanismo desencadeador da violência é a diferença, que é tratada como anormalidade e não como singularidade. O fato de ser diferente do que é considerado “normal” pela sociedade gera a intolerância