Resenha do filme Mentes Perigosas
Evelyn Martins Santiago
Resenha do filme: Mentes Perigosas
São José dos Campos
2013
O filme “Mentes Perigosas” retrata a história da professora Louanne Johnson, vivida pela atriz Michelle Pfeiffer. Ela vai lecionar em uma escola e nem imagina as dificuldades que enfrentará, já que os alunos na sua maioria são rebeldes devido à vida que levam. Eles são de uma classe social baixa e enfrentam dificuldades pessoais, então se acham no direito de intimidar qualquer professor que tentasse se aproximar deles. O primeiro método que a professora tenta não dá certo, então ela passa a usar a realidade deles, trabalhando interdisciplinaridade para formar novas estratégias de ensino. Para alguns alunos ela passou até a ensinar artes marciais, chegou a usar morte como tema de poemas, já que isso fazia muita parte da vida dos alunos. Após um tempo ainda com algumas resistências ela passou a oferecer recompensas como chocolates e jantar, até que eles entendessem que o próprio conhecimento já era importante o suficiente. Um dos meninos (Emílio) é morto e quando ela pensa em desistir seus alunos estavam dispostos a lutar para não perdê-la.
Uma marca que fica do filme é que a relação entre aluno e professor deve basear-se em confiança, respeito, mesmo crítica, mas no caso do filme isso não era considerado pela instituição. Mostra também como é essência o professor conhecer sua turma e usar de interesses e fatos conhecidos dos alunos para conquistar sua atenção. Fica muito forte o fato de que o interesse pela aprendizagem pode ser plantado pelo professor, dependendo da dinâmica que ele utilizar.
Assim como a escola do filme, muitas instituições de hoje não se interessam pela realidade do aluno, nem por sua vida fora da escola, e esses fatores influenciam demais no aprendizado e dedicação de cada um. Buscar conhecer a família e trazer a mesma para participar da vida escolar do aluno é primordial.
O filme também