RESENHA
1 – REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
John N. Smith MENTES PERIGOSAS (Dangerous minds, 1995, Hollywood Pictures, 99min).
2 – APRESENTAÇÃO DO AUTOR DA OBRA:
John N. Smith (nascido em 31 de julho de 1943 em Montreal, Quebec) é um canadense diretor de cinema e roteirista. Ele começou sua carreira fazendo documentários e curtas-metragens antes de passar para filmes e, finalmente, trabalhando principalmente na televisão. Seu trabalho tem sido indicado nos Academy Awards, prêmios Genie, e Gemini Awards, mas só ganhou o último.
Ele é mais conhecido com o filme Mentes Perigosas em 1995, estrelado por Michelle Pfeiffer, e o filme de TV The Boys of St. Vincent de 1972. Smith foi um cineasta funcionário do National Film Board do Canadá.
FILMOGRAFIA SELECIONADA
Órfãos da Revolução (curta-metragem, 1979), Train of Dreams (1987), The Boys of St. , Vincent (TV, 1992), Dieppe (minissérie de TV, 1993), Mentes Perigosas (1995), Um lugar fresco, seco (1998), Passage aleatório (minissérie de TV, 2002), Fortune de Geraldine (2004), Prairie Gigante: A História de Tommy Douglas (minissérie de TV, 2006), Menino do inglês (minissérie de TV, 2008).
3 – PESPECTIVA TEÓRICA DA OBRA:
O filme conta a história de uma professora, Louanne Johnson, que deixa a carreira militar de fuzileira naval e entra em uma escola para lecionar sem saber as dificuldades que encontraria para esta tarefa, pois seus alunos eram de certa forma revoltados com a vida que levavam, pelas suas condições sociais, éticas e morais; mais eram inteligentes, porém desmotivados e consequentemente não queriam nada além da anarquia e do desrespeito, e intimidavam todo o professor que tentasse se aproximar. Em razão disso seu método de ensino não deu certo, mas ela não iria desistir passou a contextualizar e a trabalhar com eles através de suas realidades, isto é, começou a conhecer as pluralidades culturais de seus alunos, e a trabalhar a interdisciplinaridade, formando assim