Resenha do filme Maria Montessori
Maria Motessori
Uma Vita per i bambini
Aluna: Tainá Brandão da Silva
Prof.: Sinara Duarte
Disciplina: Educação Inclusiva
Maria Montessori, era uma mulher persistente, sonhadora, teimosa e corajosa numa época onde o papel principal da mulher era ser submissa, esposa, mãe e dona de casa.
Montessori foi a primeira mulher a se formar em medicina na Itália, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Roma em 1896 e foi lá que iniciou um trabalho com crianças especiais na clínica da universidade juntamente com um homem que também era seu professor de psiquiatria Dr. Montesano, onde ajudou a alfabetizar as crianças e compreender um pouco mais sobre o funcionamento da aprendizagem infantil.
Também dedicou-se a experimentar procedimentos em crianças que ainda não tinham idade para frequentar o ensino fundamental, revolucionando a educação em todo mundo, onde contribuiu para criar métodos de ensino para a educação infantil. No filme é possível acompanhar suas motivações e contextos de trabalho, bem como a relação secreta que teve com seu professor de psiquiatria Dr. Montesano e o filho Mario, fruto desse amor. Maria foi obrigada a abrir mão do filho, mas jamais deixou de acompanhar seu desenvolvimento e sempre foram muito íntimos.
Por esse motivo Maria se afastou da medicina e da universidade onde iniciou suas pesquisas e passou a usar seus métodos em universidades onde ela ensinara seus métodos para novos pedagogos. Maria era um exemplo a ser seguido pelas mulheres da época.
Devido a seu reconhecimento foi convidada a participar de um projeto onde criou a 'Casa das Crianças', priorizando a autonomia da criança, já que os alunos vinham de famílias pobres e sem instrução, e noções de limpeza e higiene se faziam necessários naquele contexto. Montessori criou um método de aprendizagem, conhecido como "Método Montessori", que fazia com que a criança aprendesse com seus próprios erros. Em sua pedagogia os princípios fundamentais eram