Resenha do filme Desejo e Reparação
Curso de Psicologia
Disciplina: Teoria Humanista
Professor: Fernando
Aluna: Karolyne
Data: 22/09/2011
Filme: Desejo e Reparação
Introdução
Será que podemos confiar no que nossos olhos viram?
O filme “Desejo e Reparação” relata a história de uma menina que interpreta mal uma cena vista da janela de seu quarto. Sem pensar nas conseqüências de seu atos, muda a vida de várias pessoas, (incluindo a sua própria vida). É raro encontrar-mos uma história tão bem adaptada de um livro para um filme. A essência do livro encontra-se lá, em cada diálogo e em cada cena. A imagem em si, até mesmo em cenas em que não há nenhum diálogo, mostra a emoção de cada personagem e de cada momento. Desde a dor da separação até a tristeza da guerra. Mostra a história de ângulos diferentes permitindo que o expectador tire suas próprias conclusões, passando por três diferentes momentos: 1935, antes da segunda guerra; 1939, no meio da guerra e os dias atuais. Relata a história de um amor que sobreviveu à distância, à guerra e à mentiras. Tem um final que surpreende e que meche com a imaginação e o lado mais romântico que cada um tem.
Conceitos
Percepção – Serve para conhecer a realidade externa. É relacionada intencionalmente ao objeto, enquanto percebido.
Esse conceito de percepção é mostrado quando Bryoni Tallis observa a abelha na janela.
Transcendente - É aquilo que esta além do sujeito.
Este conceito é mostrado na cena que Bryoni Tallis de longe vê sua irmã com Robbie Turner pela janela, e escuta os gritos dos gêmeos chamando Cecília. Bryoni Tallis chega mais perto, vê Cecília despida e cria uma situação contraria por não ter conhecimento do que estava acontecendo. Quando vai explicar o que viu, explica em ângulos diferentes.
Produção Eidética – É a redução do redutor
Percebe-se na cena quando os policiais foram ao encontro de Robbie e o prenderam. Bryoni Tallis foi chamada para depor e deu testemunho falso, causando