Resenha do Filme Césio 137
O filme césio 137 retrata uma história verdadeira que ocorreu em Goiânia em 1987. Esse acidente radioativo foi considerado o mais grave já ocorrido no Brasil.
Tudo começou após dois catadores de sucata terem invadido um hospital abandonado e terem catado uma cápsula de césio 137 para revender. Os dois catadores de sucata levaram a peça para ser vendida a um proprietário de um ferro velho.
O dono do ferro velho ao desmontar a cápsula de césio percebeu que, no escuro, havia algo dentro da cápsula que brilhava. O homem ficou encantado com o brilho azul que saía daquela cápsula.
O dono do ferro velho ao mexer na cápsula descobriu que havia uma substancia ali dentro e que eram aquelas “pedrinhas” que faziam aquele brilho que o encantou. Ele resolveu mostrar aos seus amigos e familiares aquele brilho e deu de presente algumas daquelas pedrinhas aos seus amigos.
Após algumas horas de contato com aquela substância todos que haviam tido contato com ela tiveram os primeiros sintomas de contaminação. As vitimas procuraram hospitais e médicos por conta dos diversos sintomas, mas como ninguém sabia o que estava ocorrendo as vítimas não tinham como ser ajudadas.
A esposa do dono do ferro velho resolveu levar aquela cápsula até a vigilância sanitária da cidade por conta de sua amiga ter ameaçado chamar a polícia se seu marido não jogasse fora a cápsula.
Após alguns dias, os médicos da vigilância sanitária tiveram a suspeita que aquelas pessoas estavam com sintomas de contaminação radioativa.
Os médicos da vigilância sanitária, com medo da radiação acabar se espalhando pela cidade toda, tiveram que levar todos que moravam na rua de Devair, dono do ferro velho, para serem descontaminados.
A curiosidade e irresponsabilidade dos catadores de mexerem naquilo que é desconhecido acabou colocando suas vidas e de outras pessoas em