Resenha do filme "as vantagens de ser invisivel"
Ele se apaixona por Sam, embora não saiba como expressar esse amor. Senti que Charlie entendia o amor como uma completa dedicação a felicidade do outro, negando a si mesmo, como se não fosse merecedor de receber sua parte de afeto numa relação. A frase do professor: "aceitamos o amor que julgamos merecer" acabou fazendo uma ponte com o que já havia dentro de Charlie e ele tomou isso como uma verdade para si.
Porém havia uma questão em aberto para mim: porque Charlie, tendo uma família unida e com estabilidade, possuía uma mente tão propensa a psicotizar?
Num dos flashbacks eu consegui entender. Charlie reprimira algo muito profundo, uma lembrança que passou por um mecanismo de defesa muito forte de repressão e voltou a sua psiquê como formação reativa. Vou explicar: Ele amava a tia Helen, considerava-a sua pessoa favorita no mundo todo. Mas, essa mesma pessoa o abusou quando criança. Charlie então reprimiu a lembrança e, quando sua tia morreu, sentiu um profundo pesar, quando na verdade ele queria que ela morresse para se livrar do abuso. Acontece que sua mente não suportou esse culpa e transformou esses sentimentos em seu oposto, guardando tudo em seu inconsciente até que enfim, um trauma grande, a morte do amigo, abriu a caixa de pandora.
Nas cenas finais, quando ele liga para Elena, ops, Candice, e