Resenha do documentário: As Cruzadas do History Channel
O filme trata de um documentário que fala sobre As cruzadas e foi produzido pelo canal History, o trecho a ser analisado narra a primeira cruzada, seus protagonistas e os locais históricos onde tudo se passou.
O documentário descreve o jogo político e religioso que resulta nas primeiras cruzadas, que tem por objetivo principal a retomada de Jerusalém, que se encontrava nas mãos dos turcos.
Jerusalém desde sua fundação até os dias de hoje é disputada, principalmente entre hebreus que no século XI conquistaram a cidade e construíram um templo em homenagem a Javé, o Deus único; cristãos que entre os séculos IV e VII estiveram em poder da cidade que lhes era sagrada por ter abrigado Jesus em seus últimos dias e em
638 ela foi invadida por muçulmanos que acreditavam que foi na cidade que o profeta
Maomé ascendeu aos céus.
Porém em 1071 os turcos expulsaram os árabes da cidade e não permitiram mais a peregrinação cristã e é nesse ponto que começa o documentário, mostrando que foi por esse motivo que o Papa Urbano II convoca os cristãos para uma guerra santa visando libertar Jerusalém do domínio turco.
A Europa estava em período de declínio, dominada pela violência e onde a fé perdia espaço para a ganância e a barbárie. Com o feudalismo, as novas técnicas empregadas no campo e a diversificação dos produtos agrícolas possibilitaram, entre outras mudanças, um aumento demográfico significativo, o qual forçou os homens a se expandirem para novas terras. Segundo Rousset, no final do século XI e nos primeiros anos do século XII, o numero excessivo de nascimentos na Europa ocidental criava uma situação difícil para os cavaleiros privados de terras e desocupados, e aos quais só restava escolher entre a guerra de conquista e as aventuras nos países longínquos (como fizeram muitos filhos mais novos na Normandia) ou entre a pilhagem e a desordem na própria terra. Além disso, as dificuldades encontradas pelos