capta o agua
A água pluvial ou simplesmente chuva com tratamentos simples é uma alternativa concreta para uso em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins e lavagens de carros, pisos e roupa, podendo ser adequada e levada em nível de potabilidade humana e animal.
Chuva é uma fonte de água doce valiosa e sua captação é de extrema importância, principalmente porque "a água doce é um recurso finito e vulnerável".
Tem-se constatado que a demanda por água doce aumenta a cada dia, seja pelo aumento da população, seja pelos crescentes índices de poluição das fontes hídricas. Isto está acontecendo em muitos países no meio rural e urbano. Por essa razão não devemos descartar nenhuma fonte alternativa de água. A água de chuva permite que seja utilizada e as experiências nos conduzem à captação e ao manejo da água de chuva para fins humanos e agrícolas. A água disponível na superfície da terra após ao se evaporar abandona os sólidos e sobe pura para a atmosfera na forma de vapor. A água é porem, Muito interativas com os meios em que perco lá e captura algumas impurezas em seu caminhamento nos céus, assim como nos telhados e superfícies que a recebem. Se esta água for bem captada, tratada e armazenada, pode ficar disponível para utilização para os mais diversos fins.
Projeto
Para o método definitivo é preciso realizar uma reforma na casa ou prédio, uma cisterna ou um tanques é instalado no subsolo, onde calhas vão direcionar toda a água que cair sobre a casa/prédio para os reservatórios, passando por um filtro para reter qualquer impureza que possa estar junto com a água, como folhas de árvores.
Para cisternas instaladas no subsolo é preciso ter um motor para impulsionar a água, já para cisternas que foram instaladas em coberturas ou telhados, é preciso ter uma boia para avisar sobre o nível e bombear mais água até o local.
Para fazer o projeto de reaproveitamento de água da chuva em prédios