resenha DO DOCUMENTARIO TABU - MUDANÇA DE SEXO
RESENHAS VIDEO TABU:
MUDANÇA DE SEXO
TAGUATINGA-DF
2/2013
RAFAEL MORAES MIRANDA
RESENHAS VIDEO TABU:
MUDANÇA DE SEXO
Trabalho apresentado ao professor e mestre Gilberto Araujo, da disciplina Antropologia da FATADEB- Faculdade de Teologia da Assembleia de Deus de Brasília, como exigência parcial para obtenção de nota e aprovação.
TAGUATINGA-DF
2/2013
Aula de educação Cristã e Contemporânea, partindo dos temas educação pelo prisma da ética, desde o sua Genesis passando pelo seu desenvolvimento até os dia atuais. Observa-se o comportamento humano a fim de compreensão mais cristalina da sua essência.
Foi utilizada como metodologia de ensino o vídeo produzido pelo NetGeo na série Tabu, cujo tema proposto foi a mudança de sexo. Mídia com aproximadamente 45 minutos de duração.
O filme supra citado traz a história de pessoas que não se aceitavam como tinham nascido, aprisionadas em um corpo cuja mente não reconhecia como seu, sentindo uma imensa necessidade de se libertar do corpo que os escravizava, mudando de sexo.
Evidencia-se o conceito ético social dos transgêneros, onde, não assumindo sua condição de nascimento, mudam seus corpos até chegarem a um estagio que traga paz social, sem a necessidade de ferir a ética e os demais membros da sociedade.
A mídia transmitida pelo canal pago Netional Geografic, abordou a mudança se sexo, trazendo logo no inicio fatores culturais impostos pela sociedade, onde o menino é educado para ser homem, ganha presentes e roupas de homens, de igual modo a menina, recebe uma educação de acordo com o sexo que nasceu. Entretanto, levanta o questionamento na hipótese real de uma menina ou menino não se adequar aos princípios sociais, e mesmo nascendo menino, deseja assumir a condição de menina e vice versa.
A produtora trouxe o conceito de transgêneros, segundo o Dr. Alexandre Saadeh, a pessoa