POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS SOCIAS NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE PROSTATA
O Projeto Interdisciplinar (PROINTER) é um trabalho realizado pela Escola da Saúde da UnP que tem como objetivo central o conhecimento da equipe para desenvolver um projeto de intervenção diante um grupo e/ou instituição, levando todo um fazer profissional para a defesa e esclarecimento de direitos que são assistidos, dentre outras atividades. Dessa forma, o mesmo voltou suas atividades para trabalhar nas 5ª séries de seus cursos o “Novembro azul” campanha do Ministério da Saúde que objetiva propor uma reflexão sobre a importância do homem de se prevenir dos agravos em saúde enfocando o exame da próstata e o diagnóstico precoce para o tratamento.
Entretanto sua proposta é trabalhar, no curso de Serviço Social, as políticas públicas voltadas nessa área bem como levar ao conhecimento de determinado grupo das consequências que trás a não prática do exame para o diagnóstico do câncer de próstata. Esclarecendo duvidas, medos e os impulsionando a prática da prevenção é o que pretende-se potencializar a partir do presente projeto de intervenção.
A intervenção será realizada na APAE-MOSSORO onde promoveremos orientação a partir de uma palestra, de orientação e prevenção do câncer de protesta, entregaremos panfletos de orientação, entre outros. Em que abordaremos sobre a importância do exame, da quebra de tabus sobre a não prevenção da saúde masculina e ainda trabalharemos os mitos e verdades que norteiam a temática em questão.
Vimos a necessidade de estar investindo tempo na intervenção para o cuidado e atenção à saúde masculina. Existe interesse mútuo na preocupação do Câncer de Próstata entre os homens, mas a falta de conscientização sobre o tema prejudica a adesão da prevenção. Apesar de grande parte não ter o conhecimento que é preciso para aderir aos cuidados, eles sentem a privação de maior orientação e divulgação sobre esse ponto. Como consequência dessa falha, aumenta ainda mais a probabilidade de complicações, em função do diagnóstico tardio.