resenha do documentario alimento S.A-critica
2819 palavras
12 páginas
A HISTÓRIA: Mostrando em imagens aéreas vastos campos agrícolas, este documentário começa refletindo como a forma com que comemos mudou mais nos últimos 50 anos do que nos 10 mil anos anteriores. De forma irônica, o filme contrapõe a imagem de um hipermercado repleto de produtos industrializados que, em seus rótulos, continuam reproduzindo cenários da “América agrícola” – imagem esta cada vez mais longe da realidade. A partir destas constatações, o filme vai revelando o que realmente acontece na cadeia produtiva alimentária nos Estados Unidos, desde a manipulação e monopólio de grãos de milho e soja até a forma totalmente antinatural e repugnante adotada para a criação e abate de animais. O documentário também expõe a fraqueza dos organismos de fiscalização dos produtores agrários, liderados por antigos colaboradores das grandes empresas que dominam o mercado. Revela, ainda, como este tema está praticamente proibido nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que começam os primeiros sinais de mudança promovidos pelos consumidores.
VOLTANDO À CRÍTICA (SPOILER – aviso aos navegantes que boa parte do texto à seguir conta momentos importantes do filme, por isso recomendo que só continue a ler quem já assistiu a Food, Inc.): Este documentário é fundamental e deveria ser obrigatório para todas as pessoas que não tem receio de questionarem o que lhes vem imposto – e vendido de forma dissimulada. Food, Inc. está para a questão alimentário da mesma forma com que Super Size Me esteve antes para o fast food e a comida vendida pelo McDonalds. A diferença entre estes dois filmes é que Food, Inc. tenta ser mais abrangente do que a produção de Morgan Spurlock de 2004. Sem contar que o filme de Robert Kenner não tem o humor de seu antecessor – muito pelo contrário.
Food, Inc. é um documentário sério e que tenta, à sua maneira, provocar uma mudança de hábitos nos consumidores estadunidenses. Sim, ele é muito mais que um documentário, ele é um filme com um objetivo: auxiliar no