Resenha do capítulo 14 (Grupos) do livro – Introdução à Administração de Antônio César Amaru Maximiano
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS – CUR/UFMT
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO – ADN/UFMT
PROF. ME. PAULO HENRIQUE M. DESIDÉRIO
ALUNO: DÁRCIO DE SANTANA
Resenha do capítulo 14 (Grupos) do livro – Introdução à Administração de Antônio César Amaru Maximiano
Maximiano nos fala de forma bem clara em seu livro “Introdução à Administração, sobre liderança e grupos dentro das corporativas”. Mostra-nos que toda Organização é um aglomerado de grupos de pessoas e que toda pessoa, numa organização, faz parte de um grupo, formal ou informal. Alguns grupos são autogeridos e outros trabalham dentro de uma estrutura hierárquica, com gerentes.
O autor ressalta dois tipos de grupos existentes e indispensáveis nas organizações: Grupos Formais – são aqueles criados pela administração para equipar qualquer unidade de trabalho. O conjunto de gerentes é um desses grupos formais; Grupos Informais – não têm chefes, mas é possível que tenham líderes ou “animadores” que podem ser diferentes de uma ocasião para outra. São criados pela vontade de seus próprios integrantes.
Fazendo a análise de um grupo, tanto formal como informal, com a aplicação do enfoque sistêmico, Maximiano identifica três componentes: insumos, dinâmica e resultados, pois todo grupo tem uma dinâmica ou processo próprio, que depende de certas influências ou insumos, para produzir determinados resultados. E todo grupo, para alcançar sua missão ou propósito o grupo realiza tarefas ou atividades. Uma das dimensões de um grupo, portanto, é a Atividade. Outra dimensão de um grupo é o Processo – que é a forma como os integrantes do grupo trabalham para realizar a atividade.
Concluiu-se ainda que, Conteúdo e processo são definidos e influenciados pelos recursos ou insumos utilizados. E que há quatro tipos principais de recursos: as pessoas que compõem o grupo, a natureza da tarefa, objetivo ou missão do grupo, a qualidade da