resenha do capitulo 1 do livro Geografia: conceitos e temas
Espaço geográfico o que é?? Foi com essa pergunta que o escritor começa sua abordagem sobre este conceito-chave para a geografia. Ele faz uma abordagem histórica sobre este conceito resgatando diversas correntes do pensamento geográfico, que tinham visões diferentes conforme sua época.
Acredito que essas mudanças na definição do que é espaço no âmbito geográfico se deram em função da necessidade sócio econômica de cada civilização, pegando exemplos do próprio texto podemos observar que conforme a necessidade desses povos seus intelectuais procuravam teorizar em prol de um objetivo, no inicio o território, e assim sucessivamente até que com a chegada dos teóricos geo marxistas como Milton Santos e Lefébvre se introduz um novo conceito sobre o espaço o “ sócio-espacial” pois uma sociedade não existe sem o espaço e o mesmo se caracteriza também por suas relações internas. Nesteconceito também histórico podemos avaliar que as definições antes dadas por espaço estão ligadas a necessidade de se afirmar um território na escola tradicional, limites geo políticos e uma identidade nacionalista. Já os teoréticos quantitativos por sua vez tem a importância de resgatar a natureza como fonte de estudo e isto confirma minha teoria de que nossas bases e conceitos são fundamentados a partir da necessidade econômica e social, pois se volta o olhar para a natureza em função da falta de recursos naturais para as principais potencias do mundo e o estímulo ao consumismo capitalista.
Acredito que o espaço é sim o conceito mais importante dentro a geografia, pois nele está todo o nosso objeto de estudo e ele mesmo não seria possível sem as relações sócio espaciais que estão imbuídas em seu seio para estabelecer conexões entre o espaço e tempo, assim definindo o espaço como o locus das relações sociais de produção, isto é, a reprodução da