Resenha do artigo Futuro dos Povos Católicos
CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA
RESUMO:
“DO FUTURO DOS POVOS CATÓLICOS”
SÃO PAULO
2014
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
INGRID SABRINA A. DUTRA DE LIMA, CÓD. MATRÍCULA 41427866
RESUMO:
“DO FUTURO DOS POVOS CATÓLICOS”
Trabalho Acadêmico da disciplina História do Pensamento Social e Político da Reforma, orientado pelo Prof. Wilson, para complemento da nota semestral/2014.
SÃO PAULO
2014
Resumo Crítico: “Do Futuro dos Povos Católicos”.
I
Ouvimos muito nos nossos dias que os povos latinos estão em decadência. Em contrapartida, o autor rapidamente debate essa afirmação, uma vez que é impossível haver mudança em nossa natureza, porém quanto à história e acontecimentos contemporâneos parecem resultar que os povos católicos progridem em oposição às nações que deixam o catolicismo. Quando percebemos que protestantes latinos avantajam sobre populações germânicas, porém católicas, é difícil deixar de atribuir a superioridade de uns para com os outros ao culto que professam. Vale ressaltar um exemplo dado por Tocqueville: “Nos EUA, a maior parte dos católicos são pobres.” Já no Canadá, os grandes negócios, as indústrias, os comércios, as principais lojas da cidade estão na mão de protestante.
Depois de expulsos da França, os protestantes levaram para a Inglaterra, Prússia e Holanda seu espírito de indústria e economia, enriquecendo o distrito onde se fixavam. Os refugiados da revolução introduziram, na Inglaterra, diferentes indústrias, e foram os discípulos de Calvino que civilizaram a Escócia. Em toda a Alemanha, o comércio das obras do espírito, como os livros, revistas, mapas está quase inteiramente nas mãos de judeus e protestantes. Portanto, podemos concluir que, o culto e não o sangue é a causa da prosperidade de certos povos.
II
A primeira difusão do progresso seria a difusão das luzes. Quanto mais inteligência maior a produtividade no