Resenha dibs
A autora: "Virginia Mae Axiline, tornou-se autoridade reconhecida internacionalmente, ao desenvolver a técnica de ludoterapia no tratamento de crianças com distúrbios emocionais.
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Ohio e Doutorado na Universidade de Columbia, foi professora de Medicina da Universidade de Nova York. "
(Fonte: http://www.livronautas.com.br/ver-autor/297/virginia-m-axline)
Não poderia começar a escrever sem antes deixar claro o quanto aprendi com cada página deste livro.Crianças são resultados incertos de atitudes e gestos, crianças são um conjunto de emoções desconhecidas e incríveis. São cabecinhas complexas, são atitudes , são verdade. É difícil sintetizar a história, e complicado tirar uma única visão de tudo, me sinto desafiada a desvendar Dibs, por mais que o livro já no mostre o trabalho feito e a conclusão do mesmo, acredito que somos capazes de ir mais a fundo. Uma profissional determinada e muito sensível, capaz de se manter firme diante de um menino que desafiava todos os seus anos de estudo, é assim que vejo e descrevo a Drª.Virginia Mae Axiline.
Ao darmos início a observação da obra e não mais apenas uma simples leitura, podemos perceber que o comportamento humano tem como fator determinante, algumas forças que tratamos como algo vindo do inconsciente, forças essas que nascem a partir de algumas relações entre indivíduos e/ou na falta delas.Entendemos que Dibs,possui um reflexo de suas principais carências afetivas , os relatos de sua mãe, a não aceitação da gravidez e do transtorno que a notícia de sua chegada causou no então casal "perfeito", descrevem como tudo começou. O livro começa a ser contado a partir dos cinco anos de Dibs e , em algumas partes, ocorre uma volta ao passado, uma volta as lembranças mais marcantes da vida dele e que no fim entendemos como peças de um enorme quebra-cabeça. Depois de muitas