Resenha desigualdade social é maior que renda
Nome: Paula de Araújo
Módulo: 2.1
Docente: Thauana Gomes
Resenha do texto: Desigualdade educacional é maior que de renda
Conforme a pesquisa feita pelo coordenador do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Francisco Soares, estima que a desigualdade educacional no País é maior do que a econômica. Adaptando os parâmetros econômicos à educação, Soares chegou à conclusão de que o nível de desigualdade educacional é de 0,635. Para o mesmo ano pesquisado pelo autor do trabalho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) definiu em 0,545 o índice Gini brasileiro.
É um valor alto, o que mostra que o resultado do sistema educacional brasileiro fica muito abaixo das expectativas. É também superior ao índice de Gini do Brasil, ou seja, a desigualdade educacional (...) é maior do que a econômica", afirma Soares, registra o jornal.
O índice tem esse nome em homenagem a seu criador, o matemático italiano Conrado Gini. Sabemos que a desigualdade educacional é fato em nosso país, porém não podemos cruzar os braços e achar que essa situação é aceitável. Temos que lutar para que todos os brasileiros tenham acesso à educação, pois um país onde todos tem educação é um país que cresce e se desenvolve. Somente seremos um país de alta potência no dia em que todos tiverem níveis altos de escolaridade, e quando alcançarmos este patamar consequentemente os problemas de desigualdade de renda, desemprego e fome serão reduzidos em números altos, e assim teremos o direito de ter melhores posições no índice de Gini e também no IDH (Índice de Desenvolvimento