Resenha Descritiva, OLIVEIRA, U.R. de, MARINS, F.A. S.; ROCHA, H. M.
772 palavras
4 páginas
OLIVEIRA, U.R. de, MARINS, F.A. S.; ROCHA, H. M. Estratégia de coopetição versus competências essenciais e prioridades competitivas em gestão de operações: análise do consórcio modular da Volkswagen Caminhões e Ônibus do Brasil. Anais do XXVI ENEGEP, Fortaleza, 9 a 11 de Outubro de 2006.O texto foi escrito por Ualison Rebula de Oliveira, FEG-UNESP, Fernando Augusto Silva Marins, FEG-UNESP, e Henrique Martins Rocha, FEG-UNESP.
Esse estudo possui visa entender mais profundamente o consórcio modular da Volkswagen e o efetivo envolvimento dos parceiros em variadas atividades, a fim de conquista do nova colocação do mercado competitivo. Para o alcance de resultados todas as empresas envolvidas aderem a coopetição, uma palavra desenvolvida a partir da fusão dos termos cooperação e competição, onde as prioridades de custo, flexibilidade e de tempo de entrega.
O texto é composto por seções e sub- seções: Introdução, O conceito de coopetição, Competências essenciais em gestão de operações, Prioridades competitivas como estratégia de operações, A Volkswagen Caminhões e Ônibus e o consórcio modular, Coopetição no consórcio modular versus competências essenciais em gestão de operações, Coopetição no consórcio modular versus prioridades competitivas em estratégias de operações, e Conclusão.
O conceito de coopetição – Coopetição é um modo novo de pensar sobre negócios. Algumas organizações vêem negócios apenas como competição. Acreditam que negociar equivale a entrar numa guerra onde se considera que para ganhar alguém tem que perder. Outras empresas vêem negócio do ponto de vista da parceria. Mas negócios podem envolver simultaneamente cooperação e competição
Crítica: Com a adesão do coopetição, as empresas conseqüentemente conseguiriam obter maior produtividade e obtenção de lucros, pois as empresas conseguiriam se tornar mais competitivas no mercado e obteriam maior quantidade de parceiros.
Competências essenciais em gestão de operações – Em gestão de operações