Karl Max
Karl Heinrich Marx foi um filósofo, cientista político, e socialista revolucionário muito influente em sua época, até os dias atuais. É muito conhecido por seus estudos sobre as causas sociais. Teve enorme importância para a política européia, ao escrever o Manifesto Comunista, juntamente com Friedrich Engels, que deu origem ao “Marxismo”, citado adiante. Foi um ativista do movimento operário europeu, no chamado International Workingmen’s Association (IWA), também conhecido como First International.
As influências de suas idéias atingiram todo o mundo, como na vitória dos Bolcheviques na Rússia. Enquanto suas teorias começaram a declinar quanto à popularidade, especialmente após o colapso do regime Soviético, elas continuam sendo muito utilizadas hoje, em movimentos trabalhistas, práticas políticas, movimentos políticos.
A indústria brasileira tem crescido 2% de acordo com as estatísticas oficiais. O que esses números, já maquiados, não mostram é que a indústria só apresenta um muito relativo crescimento devido aos gigantescos repasses de recursos públicos.
A burguesia comemorou a suposta alta do PIB de 1,5% no segundo trimestre, apesar de, no primeiro trimestre, ter ficado estancado, da mesma maneira que deverá acontecer no segundo semestre. Mas esse número também não passa de um artifício estatístico. Na realidade, não há qualquer crescimento real, mas trata-se dos lucros das grandes empresas capitalistas garantidos com a disparada do parasitismo estatal que tem provocado o aumento generalizado do endividamento, em primeiríssimo lugar da ultra-parasitária dívida pública federal. No sistema capitalista, crescimento da economia é entendido como os capitalistas obtendo lucros, independentemente da esmagadora maioria da população encontrar-se na miséria.
As crescentes dificuldades para manter o “crescimento” com o objetivo de sustentar os lucros dos parasitas capitalistas têm ficado cada vez mais evidentes. Em julho, a produção industrial, apesar