Resenha de a alma de uma equipe
A alma de uma equipe
Sérgio Lopes
No texto o autor mostra que por mais habilidoso que seja a pessoa, desde que ela esteja inserida numa equipe, ela nunca terá o sucesso esperado se tentar trabalhar só. Primeiro que irá desprender um esforço muito grande e atingir resultados muito pequenos, segundo que dificilmente terá apoio dos outros membros da equipe que perceberá a intenção de autopromoção. As habilidades de uma pessoa, quando esta trabalha em coletividade se torna muitas vezes invisível, porque por fazer parte do todo.
O autor compara as habilidades do indivíduo com os jogadores de futebol que tem sua habilidade nas “embaixadinhas!, mas que talvez deixam de lado o trabalho coletivo. Pois ato de egoísmo durante o jogo acaba com todo trabalho em equipe.
Segundo o autor “A competência” é a palavra chave de uma equipe que busca o sucesso, acrescento ainda que deixar de lado as vaidades, buscar o bem comum, saber lidar com as diferenças são requisitos fundamentais para que uma equipe tenha um alto desempenho, isso sim é a alma de uma equipe, quando a pessoa que trabalha ao lado é mais do que um “par” é um “sócio”.
As empresas de hoje buscam a excelência, isso nas está somente na tecnologia de ponta, mas na qualidade de líderes que sabem enxergar perfis talentosos e conseguem fazer com esses profissionais tenham objetivos comuns e trabalhe prol deste resultado.
O Autor cita que a área de RH é responsável por criar a ferramenta que irá servir integrar as equipes e uni-las para atingir das metas, acrescento que a liderança deve ter o mesmo objetivo de resultado e multiplicá-la aos seus liderados e certificar que o sentimento seja o mesmo em todos.
O espírito de equipe e a sinergia e que muda a empresa, assim para alcançar um objetivo