RESENHA DE TECNICA DE NEGOCIA O
Apesar do processo de negociação estar muito associado a transações entre empresas, a formação de contratos ou mesmo a composições ou conflitos entre países e empresas poderá estar presente na vida e nas atividades cotidianas do ser humano sendo fundamental conhecê-lo, principalmente para prever ganhos para todas as partes envolvidas. O processo de negociação como um sistema de transformação de entradas em saídas pode ser aplicado em qualquer situação prática, introduzindo novos componentes conforme a exigência do contexto. O ideal portanto é a aplicação do processo de negociação como um sistema de transformação e entradas positivas em saídas positivas, com esse objetivo todas as empresas ou todas as necessidades humanas poderão ter um acordo rápido e satisfatório para ambas as partes.
A negociação é uma competência bastante requerida na atuação profissional da maioria das profissões, pois praticamente em todas as atividades diárias temos que lidar diretamente com dois públicos muito conflitantes: o interno e o externo. Logo, se faz necessário termos o mínimo de conhecimento de técnicas, táticas, estratégias e comportamentos negociais, pois sendo nós os mediadores nos deparamos diariamente com conflitos organizacionais internos, ou seja, entre os interesses dos colaboradores e as exigências das organizações e externos, que se pode destacar entre organização e os clientes, fornecedores, reguladores, governo etc.
Os 11 pilares fundamentais para o processo de negociação.
Definição de Negociação segundo Martinelli: “ Processo que envolve duas ou mais partes, baseada na comunicação bilateral, iniciada a partir de interesses comuns sejam afinidades, sejam conflitos, utilizando a informação, o tempo e o poder na busca pelo acordo, por meio das relações duradouras que irão satisfazer as necessidades de todos osenvolvidos.”
Transformar entradas em saídas positivas:
Os resultados de uma negociação são caracterizados aqui como as saídas do sistema. Possuem uma