Resenha de musicalidade
Comentário: Ao ouvir, cantar, escutar um instrumento ou simplesmente tentar tocar alguma coisa mesmo que seja só umas palmas ou batidas de pés no ritmo da música estamos interagindo com a música e assim tendo a nossa própria experiência. Muita das vezes pessoas que não estudaram música não sabem direito como ler uma partitura acha que não tem experiência, mas sabem cantar tão bem, sabe tocar criar músicas e é essa curiosidade é essa paixão que faz com que se torne tão experientes como qualquer pessoa que estudou música.
‘’Música é algo que soa. Se não há som, não é música’’ (p. 51)
Comentário: É muito importante a técnica de ler ou saber uma partitura ou conhecer as notas musicais, mas isso por si só não adianta nada, aquela representação simbólica só serve como teoria, a música soada nos envolve com sua melodia e por isso ela precisa ser cantada e precisa ser tocada.
‘’ Nós espaços da música popular, muitas vezes a formação e prática musicais- inclusive de artistas que se inserem com sucesso na indústria cultural- independem da leitura e escrita. ’’ (p. 53).
Comentário: Muitas das vezes pessoas que não tem o domínio da leitura e da escrita são ótimos compositores e cantam muito bem, pois tem o convívio com a música em seu dia a dia aprendem com facilidades os ritmos e também conseguem ter um ouvido musical muito bom, e acompanham muito bem a harmonia das músicas. São pessoas que muitas das vezes não tiveram uma formação acadêmica, mas que com a prática desenvolve o seu potencial para a música.
‘’ Toda atividade de ensino da música requer o desenvolvimento de práticas que devem se caracterizar como expressões musicais significativas e não simplesmente como um conjunto de exercício para a assimilação de aspectos técnicos e