Donana
RESUMO PEÇA TETRAL DONANA
Donana, uma senhora idosa, viúva e de origem italiana, que veio de seu país aos sete anos de idade com sua irmã mais velha que após alguns anos veio a falecer.Donana se casou e teve três filhos, um menino e duas meninas, após a morte de seu marido, os filhos de Donana vão morar muito longe, ela então passa a sobreviver solitária em sua casa. Vende meias de nylon de porta em porta e confessa ter muita inveja de sua colega de vendas, a Consuelo, que ela diz ser bem mais jovem, ter pernas lindas e muito mais freguesia.
Donana está sempre à espera dos filhos e netos que nunca aparecem para visitá-la, o recordar deles, demonstra sentir muita saudade e com uma expressão triste em seu rosto conta que, em datas comemorativas ela prepara tudo em sua casa para receber os filhos e netos, porém eles nunca vêem, as únicas visitas recebidas por Donana são as do Leiteiro e Carteiro. Ela conta que, toda tarde no mesmo horário, sempre vai à casa de sua amiga para assistir a novela, já que, em sua casa não tem Televisão. Mas para ir até a casa de sua amiga, Donana precisa atravessar uma avenida muito movimentada, ela conta bem humorada que reza dez “Pai nosso” e “dez Ave Maria” antes de atravessar, mas quando cria coragem de ir sempre vem um carro e ela tem que rezar mais. Por fim quando consegue atravessar a avenida, já é muito tarde e a novela acabou.
Na maior parte de seu tempo, Donana relembra os fatos ocorridos em sua vida, quando jovem, tinha sonho de ser cantora, fazer teatro e balé, porém seu marido não a permitia. Ela diz que chegou a participar de uma peça escondida de seu marido, ensaiava em sua própria casa enquanto ele não estava. A peça contava a história de uma noiva que foi deixada esperando no altar, Donana conta que, quando conseguia se reunir com os outros participantes para ensaiar, sempre se atrapalhava, pois ela ia para um lado e eles para o outro.
Outro acontecimento que Donana relembra, foi uma vigem de