Lince Iberico
Nome científico: Lynx pardinus
O lince-ibérico tem uma pelagem castanho-avermelhada coberta de manchas pretas que podem ser desde pequenos pontos a riscas.
O peso médio de um macho adulto é cerca de 12 Kg enquanto as fêmeas pesam em média cerca de 9 Kg.
Dentro das presas disponíveis nos habitats mediterrânicos da Península Ibérica, o lince selecciona fortemente o coelho-bravo que constitui entre 80 a 100% da sua alimentação. As necessidades energéticas de um lince adulto variam entre 600-1000 kcal, o que corresponde a aproxidamente à energia contida num coelho adulto. Uma fêmea com duas crias necessitará de caçar cerca de 3 coelhos por dia.
O lince-ibérico selecciona habitats de características mediterrânicas, como bosques, matagais e matos densos.
O lince-ibérico é uma espécie territorial predominantemente solitária e só durante a época de cio os adultos têm encontros mais longos. Em Doñana, os territórios são estáveis ao longo da vida do indivíduo, sendo as áreas vitais dos machos, em média, maiores (10,3 km2) do que as das fêmeas (8,7 km2), sujeitas a flutuações em função da estação e das características do habitat. Em outras zonas de maior abundância de coelho, as áreas vitais dos linces são menores, com consequente aumento da densidade.
Distribuição geográfica do lince-ibérico em meados da década de 1990.
1 - Algarve-Odemira-Vale do Sado; 2- Gata-Malcata-San Pedro-S.Mamede; 3- W.Sierra Morena-Guadiana; 4- Alberche; 5- Gredos; 6- Subbéticas; 7- Doñana; 8 - Sierra Morena Central; 9- População central.
Distribuição geográfica do lince-ibérico de acordo com os dados mais recentes.
1- Doñana; 2 – Cardeña-Andujár.
Bibliografia : http://linceiberico.icnf.pt/ animais-em-vias-de-extincao.blogs.sapo.pt Está em vias de extinção devido á destruição e fragmentação do seu habitat, provocadas pela remoção indiscriminada da floresta e da construção de barragens e estradas.
A sua principal fonte de