Resenha de Metodologia de pesquisa
CAMPUS RIO PARANAÍBA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGÁRIAS
MATÉRIA - METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Resenha
Conhecimento científico não tem nada de óbvio em sua essência, pelo contrario, definir o que é cientifico é o que há de menos óbvio. Isso é o que Pedro Demo discute na entrevista dada no vídeo “Metodologia do Conhecimento Cientifico”.
A dinâmica metodológica do conhecimento científico gira em torno da analise teórica e pratica da pesquisa como um princípio científico educativo num ambiente “pós-moderno”. Segundo Demo, “definir é colocar limites”. Pode se concluir então, que é necessário saber que toda definição precisa reconhecer seus limites e imperfeições para que haja uma boa definição. Sendo assim, definir conhecimento científico supõe o ponto de vista de quem define, pois o processo definitório não é coisa irrelevante, haja vista a complexidade dos fenômenos não lineares que não possuem limites estanques e permanecem iguais enquanto mudam. Com isso, podemos dizer que aprender é uma constante reconstrução, no sentido preciso de que a aprendizagem autêntica desconstrói e reconstrói constantemente seus limites. Neste contexto, definir denota interferência do sujeito no objeto, isto é, decompor um todo nas partes para poder analisá-lo. Logo, observa-se que o conhecimento científico é universal e exige pesquisa e elaboração do conhecimento em questão. Dito isso, o procedimento metodológico do conhecimento científico é o questionamento. Entretanto, questionar não é apenas resmungar contra, falar mal, denegrir, mas articular discurso com consistência lógica e capaz de convencer.
Conforme Pedro Demo explica no vídeo, o conhecimento científico precisa satisfazer não só a critérios de qualidade formal (um discurso científico formalizado, matematizado e ordenado), como também de qualidade política para produzir ciência concretamente.