Resenha de História do Direito - Alguns pontos
Onde foram apresentados dois tópicos. O primeiro a ser exposto foi da situação da jurisprudência romana em torno dos processos gerados contra os cristãos.
Já o segundo tratou do direito positivo e moral cristã.
Vamos ao primeiro tópico:
Impossível, pois, olvidar o papel da jurisprudência na atuação dos magistrados romanos.
Além disso, os aspectos civis, jurídicos e militares. No sentido da força policial romana estão presentes nos inquéritos e nos processos gerados contra os cristãos.
Assinale, ainda, que para obter certa legitimidade, isso para que o povo de certa forma participasse . Ao povo romano fazia conhecer o seu veredicto . Nas assembléias públicas , nos jogos e gladiaduras. Oportuno se torna dizer que, nos documentos existiam atas. A “Paixão”.
São relatos produzidos pelos cristãos dos acontecimentos que antecediam a execução pública.
A morte daquele que seria considerado uma testemunha da fé. Ou seja , o que iria confessar sua fé perante uma ameaça de morte. Pois para os romanos quando uma pessoa era cristã; taxava – se esta como sendo um transgressor.
Além disso, os romanos não estavam condenando pelo Rito Religioso em si . Mais sim, por desonrar as regras imperiais .
Roborando o assunto , existem dois relatos de execução pública. Da “Pena de Capital” . Se trata do Martírio de Perpétua e Bispo Cipriano e companheiros.
Obviamente que não foram apenas os cristãos objeto de execução pública.
Em síntese, podemos perceber o quão lmportante é o conhecimento da História e a atuação do estado para os operadores do direito.
Atente-se ao segundo tópico que tratou de direito positivo e moral cristã.
Oportuno se torna dizer, sobre dois filósofos: Aristóteles e Platão. Verdade seja esta, que Aristóteles descordava de algumas idéias de Platão.
Porém tinham idéias semelhantes. Pois tanto um quanto o outro acreditavam não existir formas, regras , lei ou algo