Resenha de estamira
DE GUANAMBI
FACULDADE GUANAMBI
CURSO DE PSICOLOGIA - 2º SEMESTRE
Resenha Crítica
HÉLIO CORREIA DE SOUZA
Guanambi, 2011 HÉLIO CORREIA DE SOUZA
Resenha Crítica
Trabalho realizado como requisito parcial para avaliação da disciplina de Saúde Pública, ministrada pela profª Camilla, no 2º semestre de Psicologia Matutino.
Guanambi, 2011
Resenha do Filme de Estamira
O filme Estamira conta a história de uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais e trabalha há mais de vinte anos no aterro sanitário do Jardim Gramacho, um local renegado pela sociedade, que recebe diariamente mais de oito mil toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro. Com um discurso eloqüente, a personagem central do documentário levanta de forma íntima questões de interesse global, como o destino do lixo produzido pelos habitantes de uma metrópole e os subterfúgios que a mente humana encontra para superar uma realidade insuportável de ser vivida.
Devido o crescimento da sociedade, as pessoas vão ficando cada vez mais exigentes, e como seres humanos vamos criando grandes cidades que na sua luxuria também criar suas periferias, suas marginalidades, seus preconceitos e seus lixos. Lixo este que Estamira e muitos sem nomes retiram seu sustento.
Podemos situar Estamira com sua loucura em nossa sociedade da seguinte forma:
Para a ciência Social; Ela vitima do sistema.
Para o espiritismo; Ela é uma alma a ser desenvolvida.
Para a religião; Ela é uma endemoniada.
Para a sociedade; Ela é uma louca.
Para a medicina Psiquiátrica; Ela é esquizofrênica.
Para o cinema; uma artista.
Para a psicologia; São acontecimentos na ordem do saber que têm efeitos de poder. Foucault
...as vezes é só resto, as