resenha de enfermagem
Verifica-se que a equipe de enfermagem encontra-se subdimensionada, ocasionando sobrecarga de trabalho para os profissionais. Atrelado a este problema sabemos que os baixos salários praticados obrigam os profissionais a submeterem-se a duplas jornadas, o paciente já se encontra debilitado necessitando destes profissionais para agirem em seu lugar no atendimento de suas necessidades humanas básicas, o cansaço físico e mental do profissional de saúde pode ser fatal para o paciente, pois a desatenção no prepara de uma medicação ou na realização de um procedimento pode gerar gravíssimas consequências.
Discussão
O Programa saúde da Família (PSF) criado em 1994. Tendo como antecessor o PACS ( Programa de Agentes Comunitários em saúde), e nos seus primeiros anos de existência foi marcado por inquietações e críticas à sua proposta, posteriormente, num sucessivo acréscimo de novas proposições, normatizações, modalidades de incentivos e consolidação de práticas inovadoras exitosas em vários municípios brasileiros, passou a ser considerado como estratégia de reestruturação do sistema de saúde, a partir da Atenção Básica. Tem como pressupostos a implementação dos princípios do SUS, e, portanto caráter substitutivo ao buscar um novo modelo da atenção, baseado na promoção de saúde. Tem como elementos centrais o meio de cadastramento e do acompanhamento de um número de famílias para cada equipe.
As unidades básicas de saúde estão inseridas no primeiro nível municipal de saúde. Deve estar vinculadas à rede de serviços de forma a garantir atenção integral, assegurando a referencia e contra-referencia para os diversos níveis, inclusive os de maior complexidade tecnológica para a solução de situações ou problemas identificados. A equipe é multiprofissional composta por no mínimo 01 médico de família e comunidade, 01 enfermeiro de saúde pública, 01 auxiliar de enfermagem e de 04 a 06 agentes comunitários de saúde. Territorialização e vinculação que trabalha