Resenha de bioquimica
Centro de Ciências da Saúde
Bacharelado Interdisciplinar em Saúde
Bioquímica – CCS180
Prof.: Givanildo Oliveira
RESENHA
Por Reisyanne Cistinne Santos Lopes¹
Santo Antonio de Jesus, Ba
02 de Abril de 2013
O artigo intitulado O tecido ósseo: Uma breve perspectiva histórica e o momento atual é de autoria de Fabio Bessa Lima, professor titular do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O mesmo tem por objetivo apresentar a mudança ao longo dos séculos acerca da concepção do tecido adiposo. O que antes era visto como um componente meramente estrutural e reservatório, hoje é reconhecido como um tecido que participa de diversas funções fisiológicas e mantem relação com outras estruturas, notadamente com o sistema nervoso central. O autor afirma que entender essa relação química promete ser um aspecto dos estudos funcionais do tecido adiposo nos próximos anos.
A sociedade científica durante muito tempo acreditou que o tecido adiposo exercia apenas o papel estrutural com uma importante característica e de armazenar grandes quantidades de gordura na forma de triacilgliceróis. Duas características ainda são atribuídas ao tecido adiposo e consolidadas no meio científico: a lipogênese (que possibilita acumular reservas energéticas) e a lipólise (para suprir energia em momentos de maior demanda ou de carência nutricional) ainda não havia a atenção a uma função importante e até então desconhecida que a participação desse tecido no controle do peso corporal e da ingestão alimentar.
O tecido adiposo é um tipo especial de tecido conjuntivo que se caracteriza pela presença de células especializadas em armazenar lipídios, conhecidas como adipócitos. Os lipídios funcionam como reservas energéticas e calóricas, sendo utilizadas paulatinamente entre as refeições. Além desta importante função, os adipócitos auxiliam na