Resenha de artigo
CAMPUS CENTRO OESTE DONA LINDU – CCO
CURSO: FARMÁCIA
DISCIPLINA: BIOESTATÍSTICA
PROFESSOR: MARCO TÚLIO CORRÊA PESSÔA
RESENHA DE ARTIGO
Cristiane Santos Cougo
Lucas Belchior
Maria Luiza de Castro Batista
Paloma de Souza Alves
DIVINÓPOLIS, DEZEMBRO DE 2014.
I. IDENTIFICAÇÃO DA OBRA:
BURMEISTER, Jayme Eduardo et al. Prevalência de Fatores de Risco Cardiovascular em Pacientes em Hemodiálise - O Estudo CORDIAL. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2014, vol.102, n.5, pp. 473-480. Epub Apr 17, 2014. ISSN 0066-782X.
II. RESUMO DAS IDEIAS DO AUTOR
Havendo uma carência de dados sobre o perfil de risco cardiovascular nos pacientes renais crônicos em hemodiálise no Brasil, o estudo avaliou fatores de risco cardiovascular em pacientes sujeitos à hemodiálise, uma vez que as doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de óbito em pacientes com doença renal crônica (DRC) em tratamento, e acompanhou a evolução desta população no programa de hemodiálise em uma cidade metropolitana do sul do Brasil. As análises estatísticas foram realizadas através do programa STATA 9.0, usando a estatística descritiva para caracterizar a amostra e considerado o nível de significância de 5% através dos testes realizados que foram bi-caudais. A estatística descritiva foi utilizada para caracterizar a amostra e a razão de prevalência não ajustada e ajustada foram calculadas separadamente para cada variável dependente (hipertensão, diabetes, dislipidemia, tabagismo, sedentarismo e obesidade) com as variáveis independentes (gênero, idade, raça, tempo em diálise e diagnóstico de doença cardiovascular).
Foram considerados para inclusão na fase inicial do estudo os pacientes maiores de 18 anos, que participavam de um programa de hemodiálise ambulatorial crônica por mais de 30 dias, e apresentavam condições de fornecer consentimento informado sobre a participação. Dados clínicos, laboratoriais e demográficos foram obtidos