Resenha de “adeus lenin”
Através da queda do muro de Berlin, o filme “Adeus Lenin” mostra a transformação da Alemanha dividida entre o capitalismo e o socialismo para uma Alemanha capitalista. O filme mostra os defeitos e qualidades das duas “alemanhas”, a idealização da Alemanha Ocidental (capitalista) pelos moradores da outra Alemanha e o sonho de liberdade que esses tinham. Também mostra como esse sonho foi brutalmente massacrado com a queda do muro e a chegada da realidade capitalista. Ele também trata das duas gerações, os mais velhos que em sua maioria apoiavam o estado e a juventude que desejava a queda do muro. Mostra a idealização do socialismo, as divergências entre o socialismo científico e o real, etc.
Adeus Lenin conta a estória de uma família socialista, em meio à queda do muro de Berlim. Alex se esforça para construir para sua mãe uma realidade socialista, já que esta, que estava muito doente, jamais poderia saber que o mundo que tanto amou e idealizou havia acabado. Dessa forma, em meio de um mundo cheio de símbolos da nova Alemanha, a tarefa de Alex parece quase impossível.
Não havia mais a “ditadura socialista”, mas a perda dos empregos, os baixos salários, o consumismo excessivo, a mais-valia e todos os problemas do capitalismo chegaram; podemos perceber isso nas cenas em que Alex perde o emprego e sua irmã vai trabalhar na Burger King. A mais-valia que explora a mão de obra do operário, que não só não é recompensado, como também faz com que o patrão lucre com o seu trabalho é um dos principais conceitos de Marx. Ela é vista no trabalho de Alex com as parabólicas.
Na cena em que a mãe de Alex sai de casa e vai andando pelas ruas, vendo os novos símbolos da Alemanha, ela vê a estátua de Lenin ser tirada da praça. Nessa cena percebemos que não só a Alemanha ocidental, como também a oriental era repleta de simbolismos. Era a idealização do socialismo científico de Marx, que era reforçado pela mídia, que não era livre. Essa cena representa o