Resenha da obra oratória para advogados e estudantes de direito de reinaldo polito
Obra com dimensões de 20x14 cm, com encadernação que facilita o manuseio das paginas, com fonte 12.
Reinaldo Polito é professor especialista na arte de se comunicar bem, mestre em ciên-cias da comunicação, formado em Ciências Econômicas e Administração de Empresa pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, autor da obra “A influencia da emoção do orador no processo de conquista dos ouvintes”.
O autor enfatiza que a comunicação. O falar bem em público. São armas essenciais para advogados e profissionais de Direito. Foi pensando em suprir estas necessidades que o Autor Reinaldo Polito criou a obra “Oratória para advogados e estudantes de Direito”
A obra enfatiza que falar em público é fácil, mas que os profissionais de Direito veem a arte como suplicio, quando na realidade tem que demonstrar tranqüilidade e naturalidade como se dialogasse com os amigos no fim de semana.
A arte de falar em público não precisamente baseia na razão, mas na maioria das vezes as pessoas são mais sensíveis a aceitar o que é transmitido com emoção e envolvimento. Sem- pre buscando a confiança do público tendo coerências entre os gestos, posturas e assuntos tratados.
O orador deve buscar o uso correto da voz, alternando o volume e a velocidade corre-tamente para cada mensagem transmitida, dando ênfase às palavras mais importante do con-texto. E sempre observando a pronuncia correta das palavras.
Algumas pessoas têm dificuldade quanto ao sotaque, principalmente pessoas interiora-nas. Caso o sotaque atrapalhe o bom desenvolvimento do trabalho, deverá melhorar a forma de pronunciar as palavras, mas não elimina-los, pois sotaques interioranos trazem credibilidade ao profissional, devido à sociedade acreditar que pessoas honestas são sinônimas de pessoas interiorana.
A obra busca mostrar que a naturalidade é a principal característica do orador, somada com preparação do conteúdo que