Resenha cultura organizacional do grupo frutifort
1403 palavras
6 páginas
Resumo - Cultura organizacional do grupo FrutifortO artigo tem foco na compreensão do papel dos recursos internos como diferenciais na competição internacional do Grupo Fruitfort, desde a sua fundação, em 1982, a 2006.
Trata-se de um estudo de caso qualitativo, de caráter descritivo e abordagem histórica.
A RBV enfatiza o ambiente interno das organizações e defende que estas são conjuntos heterogêneos de recursos que as levam a um desempenho diferenciado no mercado (BARNEY; 1991).
Sob esta perspectiva, os processos de internacionalização das firmas são pautados sobre os recursos únicos, dados os critérios de heterogeneidade e mobilidade imperfeita (BARNEY, 1991, 2002) e suas oportunidades de exploração no mercado externo. Satisfazendo essas condições, Barney (1991) propõe quatro características que asseguram a relevância estratégica dos recursos, quais sejam: valiosos, insubstituíveis, raros e 4) difíceis de imitar
A percepção de recursos e competências distintas como forma de estabelecer vantagem competitiva para empresas é ampliada com a perspectiva do framework VRIO (value, rarity, imitability, organization), no qual Barney (2002, p. 159-172) destaca os procedimentos ou modelagem organizacional que suportam a exploração de recursos. Em outras palavras, tais procedimentos são representados pela estrutura formal, pelo modelo de gestão, pelos sistemas explícitos de controle, pelas políticas de compensação (BARNEY, 2002, p. 171) e pelo papel da liderança. É confortável crer que indivíduos em posição de liderança podem fazer a diferença (PETTIGREW, 1987, p. 649).
Em referência às mudanças estratégicas, Pettigrew (1987, p. 650) afirma que as verdadeiras transformações na empresa devem perceber o elo existente entre o conteúdo (o que mudou), o contexto (onde mudou) e o processo (como mudou) da mudança com a liderança, onde esta é ingrediente central, mas não único, nos períodos de transição dos valores, da cultura, da estrutura ou da estratégia empresarial. A