Resenha Cuidar e Educar 2
Nome:
Ludmilla Francielle Chagas
Curso:
Pedagogia
Disciplina:
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil Resenha:
“Cuidar e educar”: um novo olhar para a educação infantil Há alguns séculos atrás, a criança não era vista como o sujeito infantil, com suas necessidades e particularidades, era como qualquer outro adulto. E com a ausência de preocupação e cuidado que ocorria para com as crianças, até o século XVII a mortalidade infantil era forte, pois as crianças eram frágeis demais, e não tinham o cuidado que precisavam. Esse modo de “ver” a criança começou a modificarse neste século XVII, ela passou a não ser misturada com os adultos, começou a serem levadas a escola.
Após essa fase, a educação passou a ser fundamental para os burgueses, pois precisavam garantir o futuro sábio para seus filhos, para que pudessem serem capazes de administrarem seus comércios no futuro. O ensino então, era focado no mercado de trabalho.
E com a revolução industrial, abriuse espaço e necessidade de tirar as mulheres de seus trabalhos domestico, para o trabalho industrial, sendo assim criados instituição com o objetivo de cuidar dos filhos dessas mulheres, enquanto elas trabalhavam.
A historia da criança foi se modificando ao longo dos séculos, a psicanálise e a psicologia infantil foram fundamentais para que a criança começasse a ser valorizada e vista com respeito, e um sujeito que necessita de pleno cuidado e atenção.
Em 1988, a Constituição Brasileira garante o direito das crianças de zero a seis anos em creches e préescolas. Já na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (Lei n°9394/96), foi definido que as crianças seriam divididas nas instituições por faixa etária na educação infantil, até os três anos estariam