Resenha crítica
SAVIANI, Dermeval. Escola e Saber Objetivo na Perspectiva Histórico-Crítica. Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras aproximações. São Paulo. Cortez: Autores Associados, 1991.
DERMEVAL SAVIANI (1944), natural de Santo António de Posse - SR cursou o primário no Grupo Escolar de Vila Invernada, São Paulo - SP (1951 a 1954) e os cursos ginasial e colegial nos Seminários de Cuiabá - MT e Campo Grande - MS (1955 a 1961). Iniciou os estudos filosóficos no Seminário Central de Aparecida do Norte -SP (1962). Formou-se em Filosofia pela PUC/SP (1966). Em 1971 doutorou-se em Filosofia da Educação pela PUC/SP e em 1986 obteve o título de livre-docente em Historiada Educação na UNICAMP De 1967 a 1970 lecionou Filosofia, História, História da Arte e História e Filosofia da Educação nos cursos colegial e normal. Desde 1967 é professor do ensino superior, professor titular do departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP.
Nessa obra Saviani faz, inicialmente, uma grande divisão: de um lado, as teorias pedagógicas críticas, de outro lado, as teorias pedagógicas não-críticas, concluindo que a teoria pedagógica tradicional e a escolanovista são não-críticas e que a teoria pedagógica crítico-reprodutivista e a histórico-crítica são críticas. Ele discorda da teoria pedagógica crítico-reprodutivista, uma vez que ela acredita que a educação não tem poder de determinar as relações sociais, ao mesmo tempo em que é por elas determinada. Por isso, ela "não apresenta proposta pedagógica” a única alternativa do educador deveria ser abandonar a ação educacional, já que a mesma sempre seria reprodutora das condições sociais e das relações de dominação. Em contrapartida para dá alguma perspectiva aos educadores Saviani cria a teoria pedagógica histórico-crítica, onde ela parte do pressuposto de que é viável, mesmo numa sociedade capitalista, "uma educação que não seja, necessariamente, reprodutora da situação vigente, e sim adequada aos