Resenha crítica
Curso: Ciências Contábeis
Data: 18/05/2013
Disciplina: Metodologia Científica
RESENHA CRITICA
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1998. Cipriano Carlos Luckesi é professor pós – aposentado, bacharel em Teologia, licenciado em filosofia, mestre em Ciências Sociais, doutor em educação e Terapeuta formado. Paulista, porém vive em Salvador desde 1970. Especialista em avaliação da aprendizagem escolar e acadêmica a cerca de quatro décadas.
O autor propõe no texto uma reflexão e entendimento da Universidade que hoje temos e aquela que almejamos. E para fundamentar sua proposta e opinião o mesmo nos resume a história da Universidade.
Luckesi informa que a história da Universidade inicia-se no ocidente onde já existiam escolas de alto nível como medicina, filosofia, retórica e direito. Discípulos (estudantes) reuniam-se em torno de um mestre o qual tinha conhecimento e repassava aos seus discípulos. Essa roda de conhecimento precisou ser interrompida quando se iniciaram as invasões bárbaras nos séculos V e X. Já no final da idade média, entre os séculos XI e XV nasce a Universidade, tendo como responsável a Igreja Católica e isso claro, na época influenciou e colocou dentro da universidade uma forte influência religiosa. Mis além da influência religiosa o conhecimento cientifico era a principal função da Universidade, porém tudo em torno das “verdades da fé”.
Dentre as fases mais influenciastes para a Universidade destacam-se a Renascença, Contra- Reforma (século XVI) e a Idade Moderna. Nesse período a Universidade ainda caracteriza-se pelos dogmas impostos e muitas teses geravam a ira das autoridades e guardiões da ortodoxia que implicavam em penas severas como, fogueira, prisão...
Já no século XVIII surge o movimento Iluminista questionando o saber estribado nas “summas” medievais. Porém, no século XIX com a