Resenha Crítica Sobre o Filme Avatar
AVATAR. Direção: James Cameron. Produção: James Cameron e Jon Landau. Roteiro: James Cameron. EUA: Twentieth Century-Fox Film Corporation, Lightstorm Entertainment, Giant Studios, 2009. Digital Video.
AVATAR SOB A ÓTICA AMBIENTAL
Nascido em Ontário, Canadá, no dia 16 de agosto de 1954, o renomado cineasta James Francis Cameron se mudou para a Califórnia em 1971, aos 17 anos de idade, para cursar Filosofia na University of Toronto. Neste período, ele começa a se interessar pelo cinema, já frequentando espaços voltados para o cinema, como os arquivos de filmes da University of Southern California. Ainda que não tivesse começado a trabalhar na área, ele já começara a escrever em suas horas vagas.
Após um tempo, Cameron, resolveu se dedicar exclusivamente ao cinema, realizando grandes feitos com pouco tempo na carreira, como a produção do filme “Batltle Beyound the Stars”, devido a sua criatividade e inteligência ao criar modelo de câmera fotográfica e técnicas de filmagem. Consta na sua lista de filmes, o sucesso “Fuga em Nova York”, no qual trabalhou nos efeitos especiais. Entretanto, foram filmes como “Rambo II, Allien” e “Titanic”, sucessos de bilheteria e crítica, que lhe renderam a mais alta premiação do cinema norte-americano, o Oscar, nas categorias de melhor filme e melhor diretor. E seus prêmios não se resumem a isto, inúmeros globos de ouro e Framboesa, fazem parte do reconhecimento do seu talento na indústria cinematográfica. Foi com o filme “Avatar”, lançado em 2009, que Cameron superou a maior bilheteria da história, em menos de um mês, vencendo “Titanic” e trouxe ainda maiores inovações em termos de tecnologia. O filme concorreu em dez categorias de premiações do Oscar e arrecadou em torno de US$232 milhões no mundo todo, apenas no primeiro final de semana do lançamento, sétima maior arrecadação em um primeiro final de semana da história do cinema.
Contando com a produção da Lightstorm Entertainment e