Resenha Crítica sobre texto de Diana Domingues (História da Arte)
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ARTE III
PROFESSORA: ADRIANA CLEN
Anna Carolina Cavalcante Oliveira e Sousa
Matrícula: 201484098
TRABALHO FINAL
Tomando por base os textos e as discussões das unidades IV e V, responda às seguintes questões:
1) A partir das leituras e discussões desenvolvidas no curso, estabeleça e discuta a relação entre arte e espaço visual.
Quando FRANCASTEL (1990, p. 193) diz que “ainda em nossos dias, há psicólogos que acreditam que as reações humanas são estáveis diante da realidade e que todos os indivíduos reagem da mesma maneira a um sistema de representação plástica dado” de fato, não faz muito sentido. Pudemos ver nas aulas que, mesmo se um conjunto se signos, significantes e significados forem compostos, na pintura, por exemplo, nem sempre todas as pessoas irão ver da mesma forma.
O mesmo podemos concluir com os monumentos históricos. O espaço é resultado da experiência do homem. A partir disso, podemos entender o porquê dos monumentos não significarem as mesmas coisas para nós. Tomando como exemplo as pirâmides do Egito: para os antigos, elas tinham um valor prático. Era a tumba dos faraós, sua morada final. Até mesmo pessoas abaixo dele e possuíam certa condição, eram enterrados em pirâmides, ainda que não colossais como as três grandes pirâmides. O valor delas era mais religioso, acreditava-se que se iria para outro mundo e que o faraó precisaria de tudo o que ele possuía em vida, seus carros, seus soldados, seu ouro. Mas sem perder a arte. Tudo ricamente decorado, com pedras preciosas e muito ouro. Hoje em dia, o valor prático das pirâmides se perdeu, mas continua sendo um “objeto” de arte.
Segundo Greenberg (1997, p. 227)
Fiquei impressionado naquele momento com as silhuetas deliberadamente incertas de Still, que pareciam desafiar todas as considerações a respeito de plano ou enquadramento; o resultado então me parecia – e talvez ainda pareça – um tipo de arte em que tudo era