Resenha Crítica Psicologia Jurídica filme clube da luta
O problema pode ser visto como fazendo parte da existência total da pessoa e não uma anomalia. Os problemas só são problemas quando olhamos para nossa existência objetivamente, ou seja, EU-ISSO (algo sem valor, relação que não leva em conta o outro).
As pessoas tratam os problemas como algo a ser eliminado, sendo que este pode ser a resposta para que consigamos perceber que eles existem para ser integrados e não eliminados.
No filme Clube da Luta, Jack é um jovem participante da sociedade consumista e regrada. Ele trabalha para comprar moveis para o seu apartamento, infeliz, ele atinge um limiar maximo que sua mente consegue suportar. Então ele passa a sofrer de insônia. Procura um medico e este ironiza aconselhando que ele participasse de reuniões de apoio psicológico para doentes terminais. Quando passa a participar dessas reuniões e vir que existem pessoas com problemas piores que o dele, ele passa a conseguir dormir novamente.
Em um desses encontros, Jack e os participantes são convidados a encontrarem a sua caverna e seu animal interior. Ele encontra um pinguim, já que todos vestem seus ternos pretos e andam juntos, todos iguais, justamente como ele.
No decorrer do filme, Jack conhece Taylor, que é a pessoa que ele gostaria de ser; vive numa casa abandonada, não tem emprego, fabrica explosivo e não respeitas as regras da sociedade.
Junto com Taylor ele descobre sua válvula de escape e começa a descarregar sua violência na troca de socos com seu amigo. Inicia-se então o Clube da Luta, e passam a recrutar pessoas com os mesmos “problemas” que Jack.
Com o tempo esse Clube passa a ser o Projeto Caos (ou Projeto Destruição), que tem como objetivo destruir a sociedade capitalista.
Jack explode “acidentalmente” seu apartamento e deixa seu emprego, e em um dos encontros com Taylor ele se revolta com ele e deixa seu instinto falar mais alto, atira e mata Taylor.
Segundo o filme, Jack vive a base do principio da realidade, já que ele