Resenha Crítica - Livro A Meta
TÍTULO: A META – Um processo de Melhoria Continua
AUTOR: Goldratt, Eliyahu M.; Cox, Jeff. A Meta. Editora Nobel, 2002. 366 p.
Alex Rogo é um gerente de produção de fabrica da Único, que está passando por serias dificuldades na sua empresa.
Em certo dia quando Alex chega a empresa, as 7:30 da manhã, vê no estacionamento o carro de Bill Peach, vice presidente da Único. Quando entra na empresa fica sabendo que Peach esta lá para ver o que está acontecendo com o pedido número 41.427, que é de Buck Burside, presidente de um dos maiores clientes da Único. Peach fala para Alex, que esse pedido tem que ser expedido ate o final desse mesmo dia, pois havia recebido uma ligação de Burside, que estava furioso pelo atraso de sete semanas no seu pedido, ele reclama também que todos os pedidos da fabrica estão atrasados, que de alguns ate agora, os lucros da fabrica caíram, as eficiências diminuíram, e os inventários aumentaram, e que Alex tem que reverter essa situação em três meses, ou caso contrario a empresa será fechada.
Alex vai até o chão da fabrica, que é organizada em blocos e os blocos são separados por corredores, para agilizar o pedido. Ele encontra Bob Donovan, que é gerente de produção, que pode lhe ajudar a expedir esse pedido. Os dois passam o dia e a noite envolvidos nesse trabalho, dando prioridade somente para o pedido de Burside, assim atrasando ainda mais os demais pedidos, mas com muito esforço eles conseguem expedir o pedido ate o final da noite.
No dia seguinte, enquanto participa de uma reunião no predio da Único, Alex lembra-se de um encontro que teve no aeroporto, com um ex professor de fisica, Jonah. Neste encontro, Alex conta a Jonah que é gerente de uma fabrica, e que está indo a uma convenção sobre robotica, que foi escolhido para ir porque possui robôs na sua fabrica, e conta de como sua produção aumentou depois da aquisição desses robôs. Jonah fica impressionado como ele conseguiu aumentar sua produtividade em 36%, e