Resenha Crítica - Gestão de Pessoas
Ricardo Xavier foi diretor-presidente da Manager Assessoria em Recursos Humanos. Graduado em Administração de Empresas e Contabilidade, teve mais de quinze anos de experiência como executivo de Recursos Humanos em destacadas empresas nacionais e multinacionais e fez vários cursos de aperfeiçoamento em Recursos Humanos no Brasil e no exterior. Com o seu falecimento, em 2007, a diretoria da Manager decidiu prestar uma homenagem póstuma ao seu sócio-fundador. Assim, a empresa ganhou nova logomarca e passou a ser denominada Ricardo Xavier Recursos Humanos.
No capítulo “sustentação da motivação individual e grupal”, do livro Gestão de Pessoas na Prática, o assunto abordado é a motivação, que é um fator importante que faz com que as pessoas trabalhem e vivam a partir de algum propósito, com motivos e forças que as impulsionem para atingir certos objetivos. Elas precisam de algum propósito, algo que as motive.
Nas organizações, existem colaboradores que executam suas atividades com entusiasmo, se envolvem nas suas funções e unem esforços para ajudar os colegas, comprometidos a atingir suas metas, outros estão somente “cumprindo horário” realizando somente suas atividades diárias para manter as coisas andando, sem entusiasmo nem alegria, muito comum nas empresas, onde os funcionários estão somente trabalhando para ganhar seu salário no fim do mês, não agregando valor, então não faz diferença para o que aconteça ou deixe de acontecer.
Hezberguer descreveu em seu livro Work and the Nature Of Man, fatores que desmotivam os funcionários dentro das organizações. Esses fatores foram denominados de fatores higiênicos que são: condições de trabalho, práticas políticas administrativas da empresa, salários e benefícios, supervisão, status, segurança no trabalho, colegas e vida pessoal.
Temos que ter um cuidado especial ao lidar com esses fatores, pois eles não geram motivação, em contra partida, podem gerar