Resenha Crítica: Filme “Operação Valquíria”
Docente: Luciana Barbosa Reis
Resenha Crítica: Filme “Operação Valquíria”
Baseado em fatos reais, “Operação Valquíria” é um filme do ano de 2008, do gênero histórico, dirigido por Bryan Singer e estrelado por Tom Cruise. O elenco também conta com David Bamber, Carice van Houten, Bill Nighy e Kenneth Branagh. Foi produzido nos Estados Unidos, mas é ambientado na Alemanha. O contexto é de Segunda Guerra Mundial, onde Tom Cruise interpreta o Coronel Claus von Stauffenberg que logo no início do filme, escreve uma carta expressando sua indignação para com as práticas nazistas, que ganharam força devido a ascensão da Alemanha como potência na Segunda Guerra Mundial, e que anteriormente ele era a favor das mesmas.
Após uma guerra na África, o coronel volta gravemente ferido à Alemanha. Em seu retorno, ele se envolve em uma conspiração com outros internos do próprio governo alemão para matar o líder, Adolf Hitler. O grupo tem como objetivo colocar em prática a Operação Valquíria, um plano já existente que prevê a implantação de um novo governo no caso da morte de Hitler. O coronel Claus ganha destaque nesse grupo, sendo encarregado de organizar o assassinato do Furher.
A Operação Valquíria foi um protocolo criado pelo próprio Furher que previa a implantação de um governo caso ele viesse a falecer, onde esse governo deveria seguir os mesmo ideais nazistas pregados por ele. Após realizar algumas modificações neste protocolo, Claus e seus ajudantes, conseguem a assinatura de Hitler que legaliza essas novas modificações que permitem que um novo governo, que não seja como o dele, assuma o poder com a morte do líder. Com tal feito já conseguido, agora só resta mata-lo.
Embora a Operação Valquíria tenha sido minuciosamente planejada por todos os envolvidos, como sabe-se, Hitler não foi morto. Esta operação tornou-se