Resenha Crítica do Texto: ‘Motivação do Pessoal: Um Novo Modelo’
Manter a motivação em uma organização é um dos maiores desafios a serem vencidos pelas mesmas. Já é sabido que quanto maior o nível de motivação da equipe, maior e melhor é o seu desempenho. Mas a grande questão é: Como manter em alta a motivação de uma equipe? O texto ‘Motivação do Pessoal: Um novo modelo’, nos revela quais são os principais fatores que levam à motivação total de um indivíduo. E são eles:
Impulso de Adquirir: Todos nós somos movidos à desejos, e reagimos de maneiras particulares quando os nossos desejos são ou não atendidos ( sejam eles tangíveis ou intangíveis). E a satisfação ou frustração, interfere diretamente no grau de motivação de uma pessoa.
Impulso à Formar Laços:
Impulso à Compreender:
Impulso à se Defender:
O texto nos trás os exemplos de algumas empresas que tento conhecimento desses impulsos, passaram à traçar estratégias para que os seus colaboradores pudessem estar sempre motivados. O observamos que as estratégias consistiam em, sistema de premiação , melhora da cultura organizacional, aperfeiçoamento dos cargos e processos de gestão de desempenho.
Foi observado também na pesquisa, que a postura do chefe direto é fundamental para manter a motivação de uma equipe, pois por mais que a empresa tenha metas e regras rígidas, se o superior direto conseguir satisfazer os impulsos citados, a equipe reagirá de uma maneira positiva.
O artigo nos mostra dicas valiosas para que as empresas possam chegar o mais perto possível da satisfação máxima dos clientes internos, é claro que é quase impossível promover a motivação total em todos os colaboradores de uma organização, mas sabemos que existem caminhos e ferramentas que nos levarão à alcançar níveis de satisfatórios e lucrativos de motivação.
O texto também nos dimenciona o tamanho da influência dos chefes diretos, na motivação
Entendemos que nenhuma organização será capaz de promover a motivação total em todos os