Resenha crítica Caminhos da Proficiência Digital Docente
Marcelo de Souza Freitas
O hipertexto, Caminhos da Proficiência Digital Docente, é um trabalho cientifico realizado por Núbio Delanne Ferraz Mafra, Professor do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), líder do Grupo de Pesquisa FELIP - Formação e Ensino em Língua Portuguesa (DGP/CNPq) e integrante do GT Linguagem e Tecnologias da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). (O hipertexto é parte da formação complementar em “Hipertexto e letramento digital prática pedagógica Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais”, e relacionado ao “Letramento digital do professor de Língua Portuguesa”).
Segundo o autor, o letramento digital ou letramento na cibercultura, é o método em que se aprende a ler e escrever a linguagem digital, este aprendizado é voltado à comunicação e interação entre pessoas e grupos sociais, professores estão em busca de dominar e desenvolver técnicas para trabalhar com seus alunos esta nova linguagem. O processo de letramento digital é recente, como relatado no texto, mostrando o primeiro livro deste assunto, “Comunicação e Educação: a linguagem em movimento” de Adilson Citelli (2000).
No inicio da era digital professores encontraram muitos problemas, como, “medo, incapacidade no domínio técnico e ausência de processo reflexivo sobre a tecnologia”, pois não conseguiam se relacionar com estas inovações, assim deixando todo o aparato tecnológico em desuso. Muitos professores argumentaram e desmotivaram o uso dos computadores por alunos, mas é uma resistência dos professores que não conseguem se atualizar e utilizar essas novas tecnologias. A informática hoje é exigida como conhecimento básico, seja para uso no cotidiano ou no mercado de trabalho, tanto para o aluno quanto o