Resenha critíca do filme o lucro
Profit possui características ambiciosas e seu objetivo é chegar à presidência da empresa.
O personagem não se priva de utilizar quaisquer meios necessários para atingir seus objetivos e, isso inclui suborno, chantagem, intimidação, extorção e até assassinato.
Jim leva vantagem, pois todos de alguma forma têm implicações que comprometem as suas atividades e sua relação com a empresa, seja o presidente com suas amantes, ou a secretária que rouba a empresa adulterando os balancetes. Profit aproveita esse cenário propicio para tramar e tecer a sua rede de intrigas, levantando suspeitas e assim “destronando” os seus principais concorrentes.
Porém, mesmo com todas as suas investidas, a maioria na empresa, incluindo o Presidente, acham que ele é um menino de ouro. Entretanto para Joanne Meltzer, a chefe de segurança da empresa, Profit possui algo sinistro em seu olhar. E quando seu chefe, Jack Walters procura por algumas irregularidades na empresa, ele pede a Joanne para se concentrar inicialmente na pessoa que lhe confidenciou que era Profit que estava por trás de tudo, mas, Profit descobre e através de coerção, “convence” aquela pessoa a mudar a estória que contou a Joanne e coloca a culpa em outra pessoa, que acaba sendo demitida da empresa. Profit tenta encontrar um meio de neutralizar a chefe de segurança e a qualquer outra pessoa que possa acreditar nela.
Joanne entretanto descobre cada vez mais coisas a respeito do passado de Jim, inclusive que quando criança foi abandonado pela mãe e sofreu maus tratos pelo pai e foi desde pequeno colocado em uma caixa, onde recebia apenas comida e água. A Caixa possuía um pequeno quadrado, onde ele podia assistir à televisão. Ela descobre que ele foi “criado” pela televisão e foi com ela que aprendeu tudo o que sabia. A falta de escrúpulos dele, deve-se à falta de formação familiar. Jim cresceu sem valores,