RESENHA CRITICA
MBA - GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS
RESENHA: A LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTOS DE CRIAÇÃO, MANUTENÇÃO E ALTERAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Trabalho realizado pela aluna:
Cinthia T. Santos Machado
Disciplina:
Cultura e Desenvolvimento Organizacional
Ministrada pela profª:
Adriana Leônidas de Oliveira
TAUBATÉ
2011
RESENHA: A LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTOS DE CRIAÇÃO, MANUTENÇÃO E ALTERAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
MENDONÇA, J. Ricardo C., MESQUITA, Zilá Pedroso. O Papel da Comunicação e da Linguagem na Mudança Organizacional: uma abordagem cultural.
O presente artigo aborda o tema das mudanças dentro das organizações, com enfoque especial nas mudanças culturais e o papel da comunicação e linguagem nos processos de mudança, discutindo alguns conceitos e definições e estabelecendo relação entre eles.
Os autores indicam a velocidade com que as mudanças ocorrem nas organizações e a necessidade que seus gestores demonstram de controlar essas mudanças como principais fatores de interesse para o estudo do assunto, aliados à mudança através de aspectos culturais e a mudança da própria cultura organizacional.
São abordados vários aspectos das mudanças organizacionais, como os processos baseados em decisões operacionais, que não necessariamente levam a nenhuma mudança, mas que podem apenas visar manter o que já vinha sendo feito e as transformações evolucionárias e revolucionárias, nas quais existe tomada de decisões estratégicas e que implicam em mudança efetiva do modo como a empresa pensa e faz a gestão do seu negócio. Além desses aspectos, as mudanças são observadas pela ótica determinista, que afirma que as organizações simplesmente se ajustam às mudanças porque não podem resistir a elas, ou nem mesmo percebem que está havendo uma mudança. Já pela ótica voluntarista, as mudanças são resultados das ações humanas e podem ser planejadas, com objetivo de ajustar a empresa ao ambiente e ao seu