Resenha critica
KENNETH ZEICHNER é professor titular do Departamento de Currículo e Ensino da Universidade do Estado de Wisconsim, Madison, Estados Unidos, onde desenvolve trabalhos de pesquisa e ensino na área de formação docente, desenvolvimento profissional de professores e pesquisa-ação. Já orientou dezenas de teses e dissertações no campo de formação de educadores. Zeichner é autor de vários livros – muitos traduzidos para diferentes línguas, inclusive o português, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos internacionais e dos Estados Unidos.
O referido artigo discute sobre a divisão entre o universo dos professores pesquisadores e o mundo dos pesquisadores acadêmicos. O mesmo tem como objetivo buscar maneiras que possam ajudar a solucionar as questões abordadas, já que a ignorância de ambas as partes considera a pesquisa do outro sem valor algum. Pensando na qualidade da educação, o autor por meio desse texto, mostra algumas sugestões que possa diminuir tamanha dissociação entre os dois mundos que raramente se cruzam. Essa resenha é referente ao anexo dois “para além da divisão entre professor pesquisador e pesquisador acadêmico’’ organizado sob dez seções distribuídas em treze páginas, representando ponto e contra pontos na pesquisa educacional tanto quantitativa, quanto qualitativa.
Tendo em vista que a maior parte dos professores não procura a pesquisa educacional para instruir e melhorar suas práticas (Mitchel, 1985; Cookson, 1987; Gurnei, 1989; doig. 1994).E a maioria dos acadêmicos envolvidos como movimentos de professores-pesquisadores no mundoreduz o processo de investigação realizado pelos próprios professores a uma forma de desenvolvimento proficional e não o