Economia
A economia apresenta 10 princípios comum organizados em 3 particularidades do comportamento social:
A – Como as pessoas tomam decisões
1º princípio: pessoas enfrentam tradeoffs: das decisões que cabem a sociedade “nada é de graça”, trata-se de uma relação de causa e efeito ou entre “armas e manteiga”; se a sociedade optar por investir mais na área militar, menos será investido no bem-estar. A sociedade enfrenta um tradeoff peculiar, eficiência e equidade, ou seja, a eficiência com que a sociedade recebe o máximo possível de seus recursos escassos e se seus benefícios são distribuídos justamente. É importante reconhecer os tradeoffs para compreender os pormenores disponíveis numa determinada ação.
2º princípio: o custo de alguma coisa é do que você desiste para obtê-la: um tradeoff pressupõe um custo de oportunidade, aquilo que se abre mão para obter outro. Cada ação possível de uma decisão traz diferentes custos de oportunidades que devem ser ponderados para uma escolha acertada.
3º princípio: pessoas racionais pensam na margem: trata-se de pensar nos benefícios e custos marginais que circundam um tradeoff. Os benefícios de uma decisão têm que ser maiores do que os custos para a tomada de uma decisão racional. Tais ajustes no decurso de uma ação são denominados alterações marginais.
4º princípio: as pessoas respondem a incentivos: se o preço da maça aumenta, as pessoas podem optar por consumirem peras e assim modificam os seus hábitos alimentares. A mudança de preço afeta o comportamento de compradores e vendedores no mercado. Os formuladores de políticas, como o Banco Central, consideram como as suas