resenha critica
¹Eliane Maria da Silva ²Pamela Carolina do Espiríto Santo ³Profª.Mestre: Loiva Zanon de Magalhães
O tema abordado por Freire e oliveira (2004) é a Educação Física no Ensino Fundamental: identificando o conhecimento de natureza conceitual, procedimental e atitudinal.
Tani (1991) argumenta que um dos aspectos mais problemáticos do ensino da Educação Física é que não há uma identificação clara do conjunto de conhecimentos a serem ensinados durantes as aulas.
Apesar dos vários avanços e inovações que a Educação Física conquistou ainda não existe um parâmetro claro mostrando de que forma e como os profissionais da educação física escolar deve trabalhar com seus alunos, alem disso a sociedade ainda considera a disciplina como de menor valor de outras disciplinas no componente curricular como português, matemática entre outras.
Segundo Freire (1999 ) a Educação Física escolar tem sido vista como um componente curricular preocupado em ensinar “apenas o saber fazer” constituído de atividades e habilidades motoras. O “saber fazer”, ou seja, ser capaz de realizar com eficiência atividades e habilidades motoras constitui a dimensão procedimental do conhecimento a ser ensinado nas aulas de Educação Física.
Os profissionais da área de Educação Física estavam preocupados em apenas seguir o planejamento de aula e esquecem do desenvolvimento e desempenho de cada aluno, deixando de perceber suas dificuldades ao tentar aprender uma atividade.
Oliveira ( 1995 ) afirma que a Educação Física como profissão tem por objetivo a construção de um indivíduo autônomo em relação á pratica da atividade motora começa a ganhar espaço, e não aparece restrita apenas ao ambiente escolar. Conforme a Educação Física foi sendo reconhecida, a partir disso os